-
Arquitetos: Christophe Rousselle
- Área: 324 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Antoine Huot, Takiju Shimmura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este empreendimento residencial, localizado na periferia de Paris, surge como um volume único e sóbrio com formas simples que oscilam entre a solidez e a transparência devido à alternância entre o concreto e o vidro.
O edifício configura-se como um grande corpo maciço de concreto quase branco, que contém 21 apartamentos distribuídos por 6 andares e que está inserido em um pedestal comercial que tenta desaparecer pela fachada envidraçada. As partes sólidas deste pedestal são concebidas em tom escuro que suprime este nível e proporciona uma sombra na qual se apoia o resto do edifício, dando leveza ao volume principal.
Cada fachada foi cuidadosamente pensada e oferece duas formas diferentes de abordagem do espaço público. Por um lado, é concebida como um jogo de subtrações à medida que sobe de nível, produzindo espaços exteriores generosos para os apartamentos dos pisos superiores. Por outro lado, a fachada é pensada como um elemento liso que é interrompido aleatoriamente pelas diferentes aberturas envidraçadas. Estas duas formas de encarar a rua encaixam-se harmoniosamente num corpo único e coerente graças à mono materialidade do volume.
A utilização do concreto foi escolhida por ser um elemento unificador, sóbrio e elegante, pela sua qualidade robusta e duradoura, bem como pela sua vantagem estrutural na criação de espaços exteriores que sejam um verdadeiro atrativo e que favoreçam uma qualidade de uso a longo prazo. O acabamento polido, muito semelhante ao metal, foi conseguido através da utilização de uma fôrma metálica lisa e uma tonalidade cinza claro que é finalizada com uma camada transparente acetinada.